5 problemas de usar muito ar condicionado

Quem mora em Goiânia ou no estado de Goiás já está acostumado ao clima seco e com o calor na maior parte do ano. Para tentar aliviar os efeitos do clima, muitas pessoas buscam refúgio na compra de ar condicionado para seus lares ou locais de trabalho. Mas, apesar do alívio para as altas temperaturas, o ar condicionado pode não ser a melhor opção para a saúde no momento de se refrescar. Traremos 5problemas ocasionados pelo uso constante de ar condicionado.

1. Problemas de Saúde e Cansaço Constante

Existem estudos que demonstram que as pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado podem experimentar dores de cabeça crônicas e mais cansaço. Pode ocasionar também a irritação constante das mucosas e dificuldades respiratórias, o que as torna mais vulneráveis a resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.

2. Pele Seca

Passar muito tempo em ambientes com ar condicionado faz com que a pele perca a umidade. Se a pessoa não tem o hábito constante de fazer uso de de cremes hidratantes, pode provocar o aparecimento de ressecamento da pele.

3. Aumenta os Problemas de Saúde Já Existentes

O uso constante do ar condicionado pode aumentar os sintomas de algumas doenças já existentes, como a pressão arterial baixa, artrite e neurite. Inclusive o manejo da dor é mais difícil naquelas pessoas que passam muito tempo em ambientes com ar condicionado.

4. Incapacidade para Lidar com o Calor

Pessoas que passam muito tempo em ambientes com ar condicionado têm cada vez mais dificuldades para suportar as altas temperaturas do verão. Isto acontece devido ao estresse experimentado pelo corpo ao passar de um ambiente fresco para o calor exterior sufocante.

5. Problemas Respiratórios

O ar condicionado do carro pode conter uma grande quantidade de germes e micro-organismos que podem causar problemas respiratórios, caso não tenha o filtro trocado constantemente. O ar condicionado também é uma fonte conhecida na transmissão pelo ar de doenças como a Legionella, que é infecciosa, potencialmente fatal, capaz de causar febre alta e pneumonia.